data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou nesta quinta-feira um levantamento com o objetivo de mapear os vacinados e realizar uma busca ativa das pessoas não vacinadas contra a Covid-19 na instituição.
A iniciativa vai ser uma ferramenta para a UFSM planejar o retorno presencial de alunos, professores e servidores. No final de janeiro, o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação UFSM (COE-E) já estudava exigir o comprovante de vacinação no período de volta das atividades na universidade.
Em entrevista à CDN, a vice-reitora, Martha Adaime, explicou que o parecer do COE-E é apenas consultivo. A deliberação final deve ocorrer por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que vai se reunir na próxima sexta-feira, 11 de fevereiro. De acordo com Martha, na oportunidade, os conselheiros vão analisar os dados do levantamento, as recomendações dos demais conselhos e o parecer da Procuradoria Jurídica, para, assim, decidir sobre o retorno presencial.
- Nós pretendemos com o levantamento ter uma ideia do percentual de pessoas vacinadas na instituição, porque esse é um dado muito importante para a tomada de decisão sobre o calendário acadêmico. Nossa missão é dar subsídio para que os conselheiros possam deliberar com base nos dados - afirmou a vice-reitora.
Outro aspecto pontuado foi a possibilidade de implementar uma campanha de incentivo à vacinação. Segundo a vice-reitora, a proposta deve ser estudada e poderá se efetivar caso um a busca ativa demonstre um alto percentual de não vacinados na instituição.
NA PRÁTICA
O levantamento vai ser feito em formato online. O acesso ao formulário será apresentado a qualquer pessoa que tenha vínculo com a UFSM.
Na prática, quando o usuário entrar no portal, na tela vão aparecer três perguntas: se a pessoa já se vacinou contra a Covid-19, caso positivo, quantas doses, ou caso negativo, qual motivo que levou a não imunização.
Após morte de jovem, Brigada promete reforçar patrulha do sossego público em Santa Maria
A participação no levantamento não é obrigatória. A pessoa poderá responder às questões apenas se concordar com os termos de consentimento. Caso não aceite, o formulário não irá aparecer novamente no portal.