retorno presencial

UFSM começa levantamento de vacinados na instituição

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) iniciou nesta quinta-feira um levantamento com o objetivo de mapear os vacinados e realizar uma busca ativa das pessoas não vacinadas contra a Covid-19 na instituição.

A iniciativa vai ser uma ferramenta para a UFSM planejar o retorno presencial de alunos, professores e servidores. No final de janeiro, o Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação UFSM (COE-E) já estudava exigir o comprovante de vacinação no período de volta das atividades na universidade.

Em entrevista à CDN, a vice-reitora, Martha Adaime, explicou que o parecer do COE-E é apenas consultivo. A deliberação final deve ocorrer por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que vai se reunir na próxima sexta-feira, 11 de fevereiro. De acordo com Martha, na oportunidade, os conselheiros vão analisar os dados do levantamento, as recomendações dos demais conselhos e o parecer da Procuradoria Jurídica, para, assim, decidir sobre o retorno presencial.

- Nós pretendemos com o levantamento ter uma ideia do percentual de pessoas vacinadas na instituição, porque esse é um dado muito importante para a tomada de decisão sobre o calendário acadêmico. Nossa missão é dar subsídio para que os conselheiros possam deliberar com base nos dados - afirmou a vice-reitora.

Outro aspecto pontuado foi a possibilidade de implementar uma campanha de incentivo à vacinação. Segundo a vice-reitora, a proposta deve ser estudada e poderá se efetivar caso um a busca ativa demonstre um alto percentual de não vacinados na instituição.

NA PRÁTICA
O levantamento vai ser feito em formato online. O acesso ao formulário será apresentado a qualquer pessoa que tenha vínculo com a UFSM.

Na prática, quando o usuário entrar no portal, na tela vão aparecer três perguntas: se a pessoa já se vacinou contra a Covid-19, caso positivo, quantas doses, ou caso negativo, qual motivo que levou a não imunização.

Após morte de jovem, Brigada promete reforçar patrulha do sossego público em Santa Maria

A participação no levantamento não é obrigatória. A pessoa poderá responder às questões apenas se concordar com os termos de consentimento. Caso não aceite, o formulário não irá aparecer novamente no portal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Moradores da Rua Iracema revitalizam o beco com pinturas e iluminação

Próximo

Emoção e fé marcam Festa dos Navegantes em Dona Francisca

Geral